Finalmente o Fifa 2007 irá ter todos os clubes brasileiros da 1ºDivisão, incluido minha querida Ponte Preta( Agora a Ponte irá ter titulos..hahaha).
De uns tempos pra cá - ou a cada nova versão, para ser mais específico -, "FIFA" vem deixando para trás as incômodas comparações com "Winning Eleven". Incômodas porque, de fato, é ingrato concorrer com o nível de realismo da simulação de futebol da Konami. Ao invés de declarar uma guerra, por assim dizer, a EA Sports preferiu aperfeiçoar o estilo da série, descontraído e repleto de "perfumarias T", acrescentando-lhe mais coerência, cadência de jogo etc.
"FIFA 07" é o exato reflexo desta postura. À primeira vista, as mudanças dentro de campo são quase imperceptíveis, mas um olhar mais profundo e alguns minutos de bola rolando já são suficientes para mostrar que, de fato, ficaram definitivamente para trás certos elementos "arcade" que infestavam a série há cinco ou seis anos. O magnetismo misterioso que grudava a bola aos pés dos atletas, por exemplo, hoje é praticamente imperceptível.
O tratamento dado à bola está bastante diferente, mais espontâneo e natural, uma mudança necessária a "FIFA". Um chute a gol do Rafael Moura não é a mesma coisa que um chute do Ronaldinho Gaúcho, por exemplo, e tais nuances, para quem acompanha o futebol, contam bastante. É claro que a precisão do craque do Barcelona é maior, mas agora é possível notar um estilo realmente diferenciado dos craques. Some-se a isso a maior autonomia da bola quanto à física, e temos partidas com mais cara de "futebol de verdade".
Para esta versão, a concentração foi bastante voltada para a emoção que cerca o futebol - algo que, na verdade, já vem sendo trabalhado na série, haja visto que o sistema de rivalidade entre as equipes e o entrosamento do plantel não são novidades. Até mesmo a torcida interage mais com a partida, chegando a vaiar o seu time diante de um revés no placar ou uma partida típica de quinta divisão.
Brasileirão
No PC, como é de praxe, o jogo não somente é traduzido para o português, mas está devidamente adaptado ao gosto nacional. "FIFA 07" não deixa a bola cair e até vai além, com boas novidades para nós, brasileiros. A primeira delas é a nova dupla encarregada da transmissão das partidas, encabeçada por Nivaldo Prieto e Paulo Vinícius Coelho, narrador e comentarista, respectivamente. Cá entre nós, nada contra, mas os antecessores Milton Leite e Rogério Waughan, já soavam repetitivos há um bom tempo.
Além disso, pela primeira vez, o jogo traz todas as equipes brasileiras que disputam a temporada do ano de lançamento. Em outras palavras, os vinte clubes do Campeonato Brasileiro 2006 estão presentes: Atlético Paranaense, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Figueirense, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Grêmio, Internacional, Juventude, Palmeiras, Paraná, Ponte Preta, Santa Cruz, Santos, São Caetano, São Paulo e Vasco da Gama. Além disso, dois times da Série B foram inclusos: Atlético Mineiro e Bahia. No total, são 22 clubes, oito a mais que a versão anterior.
Incorreções nas escalações são inevitáveis e, desta vez, não foi diferente - principalmente porque o jogo chegou em setembro, algumas semanas após o período de "êxodo" de atletas brasileiros para o exterior. Contudo, isso não tira o prazer de jogar, pela primeira vez, uma autêntica liga nacional da primeira divisão, oportunidade há muito tempo ansiada pelos fãs da série.
Tudo bem que a liga brasileira não mereceu a mesma atenção que a espanhola, por exemplo - essa igualdade ainda é um sonho distante -, mas com a narração em português e os gritos das torcidas, é difícil conter a empolgação, principalmente quando se está no comando do time de coração.
Ao todo, o game traz 27 ligas, de vinte países distintos, totalizando 510 equipes. Com o editor, você pode criar o seu próprio time, personalizando, inclusive, elementos como uniforme e distintivo.
Rivalidade online
Uma das principais novidades de "FIFA 07" está concentrada no modo multiplayer: tratam-se das Ligas Interativas (ou "Interactive Leagues"), limitadas aos campeonatos alemão, francês, inglês e mexicano. Funciona mais ou menos da seguinte forma: em caso de um confronto entre Liverpool e Manchester United na vida real, por exemplo, torcedores de ambos os times, devidamente cadastrados como tal, repetem o confronto no game. As estatísticas das partidas online serão acompanhadas pela EA Sports e o lado mais bem sucedido será declarado o vencedor.
É uma forma interessante de levar para o multiplayer a rivalidade, que é uma das características mais apaixonantes do futebol. Contudo, é difícil entender o que a produtora está esperando para colocar em prática um sistema completo de ligas online, de preferência interligado aos recursos do modo Franchise. Seria um progresso e tanto para a série, mas, agora, restar ficar na torcida para que a próxima versão faça algo neste sentido.
Além disso, o jogo consolida a parceria com a emissora ESPN, com um "ticker" (aquele quadro que, durante as transmissões televisivas, veiculam informações) da emissora. Quando o jogador está online, o ticker exibe notícias importantes, placares de partidas reais e por aí vai.
Como de costume, o jogo traz uma considerável variedade de modalidades, passando pelos indispensáveis treinamentos, amistosos e torneios. Além disso, existe a seção de desafios, onde são armazenadas as conquistas do jogador, como campeonatos vencidos por exemplo. O esquema já é manjado: ao acumular pontos, são destravados recursos extras para prolongar a vida útil do game.
Fazendo a lição de casa
"FIFA 07" tem gráficos bastante similares aos do antecessor, que não são necessariamente títulos deslumbrantes em termos de visual. Para o nível da série, está de bom tamanho, com maior "polimento" nas texturas dos atletas, gramado e detalhes do estádio. No entanto, um trato maior às expressões faciais não faria mal algum, se é emoção que a EA Sports deseja adicionar à franquia.
As ligas online são uma novidade interessante, rumo à modernização de "FIFA" no quesito multiplayer. Ainda assim, os avanços poderiam ser maiores, pois um suporte online sólido aumentaria consideravelmente a vida útil do título. Ao mesmo, "FIFA 07" mostra que a série estabeleceu seu estilo e nele investe da maneira correta. Os apreciadores vão curtir a dose anual de futebol proporcionada pelo game.
Fonte : Uol games
domingo, setembro 17, 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário